Cruzamentos

sábado, junho 26, 2010

O Fotográfico como Retrato e "Readymade"

Bruce Nauman, Self-Portrait as a Fountain, uma das Eleven Color Photographs, 1966-67/70

O auto-retrato e a auto-representação. Eu e o mundo. Eu múltiplo. Eu interior: a esquiva, o visível e o invisível. O rosto e o corpo. Objectivo e subjectivo. "Readymade", apresentação, representação, presentificação, objecto e imagem. Original, cópia e simulacro. O fotográfico e o digital. A partir de dia 1 de Julho, no Atelier de Lisboa, entre as 20 e as 22 horas. Até 16 de Julho.

Nos "Google Docs" encontrar-se-ão materiais úteis ao curso, especialmente na pasta Outras Aulas.

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, junho 25, 2010

Sítio, Lugar e Mundo

Jan Dibbets, página do livro Roodborst Territorium/Sculptuur 1969, New York - Cologne, Seth Siegelaub & Verlag Gebr. König, 1970

O texto de Anne Cauquelin referido na última aula está já entre os nossos "Google Docs". Trata-se de "Sítio, Lugar e Mundo" in Gabriela Vaz Pinheiro (org.), Curadoria do Local, Torres Vedras, ArtInSite Transforma AC, 2005. Anne Cauquelin é, também, autora, entre outras obras, de Essai de Philosophie Urbaine, Paris, PUF, 1982; L'Invention du Paysage, Paris, Plon, 1989; A Arte Contemporânea, Porto, Rés Editora, s.d. (L'Art Contemporain, Paris, PUF, 1998, colecção "Que sais-je ?").

O "blog" dos Cruzamentos abranda mas não pára. A acção, no imediato, passa para o curso O Fotográfico como Retrato e "Readymade", no Atelier de Lisboa, de 1 a 16 de Julho.

Robert Smithson, junto a um dos seus "Nonsites", c. 1971

Etiquetas: , , , , , , , ,


Powered by Blogger