Cruzamentos

quarta-feira, março 01, 2006

Os Cruzamentos apresentam-se

Fotograma do genérico de Saul Bass para North by Northwest / Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock

O curso "Cruzamentos" vai funcionar, neste segundo semestre do ano lectivo 2005/06, em horário nocturno, entre as 21 e as 23 horas. Funcionará, apenas, em Lisboa, na Rua de Santiago, nº 18 (junto ao Castelo de S. Jorge). Às Segundas e Quartas.

Os alunos que frequentaram a "Arte Moderna" (I) no primeiro semestre continuarão a encontrar novidades neste curso do segundo semestre. De facto, cronologicamente, o curso iniciar-se-á onde o anterior terminou: nas heranças "pós-impressionistas" sobre as quais construirão os movimentos artísticos do início do século XX, rapidamente conduzindo às "abstracções" com origens nas "famílias" expressionista (Kandinsky), cubista (Delaunay) e futurista (Balla). Metodologicamente as opções são diferentes: ainda mais temático (do que "A Arte Moderna" (I)) e "cruzando" artes figurativas com arquitectura, música e cinema - com incursões pela literatura e artes cénicas. Fugindo, sempre, à ilustração dos "movimentos" artísticos que, no século XX, procuraram estender os mesmos princípios por uma pluralidade de áreas consideradas "artísticas" (pintura, arquitectura e cinema futuristas, por exemplo). Cruzar-se-á o aparentemente díspar, em busca da cultura de uma época.

No entanto, o curso integrará também, facilmente, aqueles alunos que procuram uma iniciação teórica à cultura artística contemporânea, sem a frequência anterior de nenhum tipo de curso teórico nesta (ou noutra) área.

Este "site" está em construção e servirá, principalmente, como uma introdução aos (muitíssimos) recursos oferecidos "online", através de "links" que ocuparão a coluna da direita (veja-se o "blog" "A Arte Moderna").

Fotograma do genérico de Saul Bass para North by Northwest /Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock

Etiquetas: , , , , ,

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


Powered by Blogger