Cruzamentos

terça-feira, fevereiro 23, 2010

What’s Wrong With This Picture?

Hans Haacke (1936), Taking Stock (Unfinished), 1983-84, óleo sobre tela e moldura de madeira dourada, 241 x 206 x 18 cm.

O Texto de Brian Wallis citado na aula anterior, “What’s Wrong With This Picture? An Introduction” in B. Wallis (org.), Art After Modernism: Rethinking Representation, N. York, The New Museum of Contemporary Art, s.d. pp. xi-xviii, já se encontra acessível online, em formato pdf. Poderão descarregá-lo ("download") e imprimi-lo, para facilitar a consulta. O volume Art After Modernism encontra-se no C.D. do Ar.Co, com a cota 15 WAL 01.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Novo semestre (Ar.Co, 2009 - 2010)

Kazimir Malevich (1878-1935), Composição Suprematista: Branco Sobre Branco, óleo sobre tela, 1918, 79,4 x 79,4 cm, Museum of Modern Art

O curso "Cruzamentos" dedica-se, exclusivamente, à arte do século XX. O que não é, em absoluto, verdadeiro, porque começaremos por procurar no século anterior, o XIX, o início de transformações, patentes em objectos, imagens, acções e em construções teóricas, que manifestam uma reorganização de elementos já equacionados pela tradição e a introdução de outros, novos. Começaremos por tomar como divisa a afirmação de Marx e Engels no Manifesto Comunista de 1848: "tudo o que é sólido se desfaz no ar", seguindo a tradução inglesa de 1888. O século XXI é a meta e o ponto de vista teórico do curso: é a partir daqui que se olha, que se pensa, que se nomeia, que se problematiza.

A pintura e a escultura, confrontar-se-ão - cruzar-se-ão - com a arquitectura, o cinema, a música, a instalação, a performance, o vídeo e as imagens digitais, e, eventualmente, com a literatura, o teatro e a dança. As Belas-Artes encontrar-se-ão com a cultura de massas e com a produção industrial. A nostalgia do passado com as miragens do futuro.

As indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo do curso, mas encontrar-se-á um apoio bibliográfico, largamente cibernético, através da "Bibliocibergrafia" (na barra de "links" - a coluna da direita) e da etiqueta Bibliografias. Na etiqueta Semestre (na barra de "links") podem encontrar-se mais esclarecimentos sobre o curso. Recomenda-se a familiarização com a barra lateral de "links" e as visitas regulares aos "blogs" "Cruzamentos" e "A Arte Moderna", bem como ao Centro de Documentação (uma biblioteca que não tem só livros) do Ar.Co, recentemente viajado para as instalações de Almada.

As aulas dedicadas à apresentação de material audiovisual (cinema, vídeo, música) serão, tanto quanto possível, anunciadas com antecedência.

O curso decorrerá no número 18 da Rua de Santiago, em Lisboa, das 21 às 23 horas. 64 horas lectivas; 100 créditos. De 22 de Fevereiro a 23 de Junho de 2010.

Robert Rauschenberg (1925-2008), Erased de Kooning Drawing, 1953, 64,14 cm x 55.25 cm x 1,27 cm, SFMOMA

Etiquetas: , , , , , ,


Powered by Blogger